Sobre as escolas...
By nnnn 03:00 crianças, escola, EUA, rainha sem coroa, Seattle, waldorf![]() |
Imagem: colourbox.com |
Sempre ouvi dizer que as escolas públicas dos Estados Unidos eram exemplares. Escola particular aqui era coisa de preguiçoso, quem não queria saber de estudar..MAS...Escola aqui nesta região onde eu moro é uma coisa complicada, além de ser bem diferente do que eu estava acostumada..
A começar pelo ano letivo que começa em Setembro e termina em Junho. As férias escolares são da segunda quinzena de Junho até a segunda quinzena de Setembro, ou seja, 3 longos meses de férias!
Pra compensar tanto tempo em casa, existem os "Summer Camps", que para crianças funciona como uma escola, elas vão, tem atividades e depois voltam pra casa. Existem os "particulares", mas a prefeitura de Seattle tb oferece, no entanto, não é de graça, pelo contrário, eu diria que tem um preço até "salgado"!
Para não dizer que não tem férias no final do ano, existe o "Winter break", que é uma pausa de uma semana na semana do natal e ano novo, depois tem o "Spring Break" e só!
No ano que chegamos aqui a Anna ainda tinha 4 anos, não tinha idade para ir para o Kindergarten, que seria a pré escola do Brasil, e antes do kindergarten é o Pre-k que não tem na rede pública.
Como a Anna não é o tipo de criança que pode ficar em casa só com as brincadeiras tradicionais, optamos por pagar um ano de escola particular pra ela. Isto seria importante não só por ela ter atividades durante o dia, mas para fazer novos amigos e melhorar o inglês dela.
Passado o ano do Pre-k, chegou a vez do kindergarten, que já está disponível na escola pública. Só que...
Aqui a criança só pode frequentar a escola pública do distrito escolar onde ela reside. Por exemplo, a Anna só poderia frequentar as escolas públicas do distrito escolar que engloba South Lake Union, que é o bairro onde moramos. Diferente do Brasil que morávamos na Penha e ela estudava no Tatuapé..
O problema é que a escola primária do distrito escolar que moramos tem a avaliação muito baixa. A Avaliação era 2 de 10, recentemente a avaliação subiu um pouco, mas foi pra 4 de 10.
Muitas crianças problemáticas frequentam a escola então preferimos manter ela em uma escola particular mais este ano.
Encontramos uma escola Waldorf perto de casa, nos interessamos pelo método e de início, a Anna ficaria somente 1 ano nesta escola, mas, eu estou tão encantada com a escola e com os benefícios que estou vendo na Anna que não tenho vontade nenhuma de tirar ela de lá!
Aquela criança super agitada, que não tirava soneca a tarde desde os 2 anos, ficou mais calma, dormindo de 45 à 60 minutos a tarde e indo para a cama cedo. Quem conheceu a Anna pessoalmente sabe que isto é um milagre!
Minha vontade é realmente manter a Anna na escola Waldorf o máximo possível!
Os pais normalmente são bastante participativos na escola, pelo menos na escola que a Anna frequenta. As mães sempre se organizam para arrumar o jardim da escola, levantar fundos para consertar algo que está precisando de reparo, ajuda a professora caso ela precise de algo. Acho isto bem legal, ajuda a manter os pais bem mais próximos à escola, o que pra mim é bem importante!
Outra coisa diferente do Brasil é que não existe período escolar na parte da tarde, Não que comece e termine a tarde, eles sempre começam de manhã e terminam a tarde. Isto foi um pouco ruim porque a Anna não funciona muito bem na parte da manhã!
Enfim, são tantas coisas que eu já aprendi e tantas outras que ainda preciso aprender..O importante é que gostamos e que estamos curtindo muito tudo o que estamos vivendo!
Se vcs quiserem saber de algo em especial, tem curiosidade de saber sobre alguma coisa da vida aqui nos Estados Unidos, me mande um email (na caixinha ali do lado!) ou me adicione no snapchat (aline_milanez) e fale diretamente comigo! Vou adorar responder suas perguntas!
Até a próxima!!